quarta-feira, 16 de novembro de 2011

10 músicas para roer no fim de um relacionamento (parte I)

Todo mundo já sofreu por amor. Que atire o primeiro CD de Adele aquele que nunca sentiu uma pontada de angústia por perder aquele ou aquela que considerava o grande amor de sua vida. Tolstói disse, em Anna Karienina, que "toda família feliz é igual, mas toda família infeliz é infeliz à sua maneira". No amor, todo sofrimento é gêmeo univitelino. De repente, após o fim, aquele seu namorado barrigudo, bronco, sem futuro e vesgo torna-se a pessoa mais querida do mundo. A dor da perda do ser amado é atroz, porque a pessoa morreu, mas continua viva (não, não estou falando de zumbis). Morreu, porque não faz parte da sua história, não compartilhará intimamente seus momentos de alegria e tristeza, não farão mais planos juntos. Viva, porque ela continua por ali, serelepe, seguindo com a própria vida, sorrindo, frequentando academia, bares e boates SEM VOCÊ. Nessas horas, o jeito é afogar as mágoas com os amigos, no trabalho, no chuveiro, no sorvete, na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê. Pensando em facilitar a vida de nossos leitores e leitoras, a equipe de Tempos Interessantes, composta apenas por mim, decidiu fazer uma coletânea de dez músicas infelizes, compostas naqueles momentos de miséria humana, quando o amor acaba e fica apenas a amargura de uma existência infeliz e sem sentido. Ei-las, então:

1. Qualquer canção de Adele. Em primeiro lugar, ela, a rainha da depressão, a arauto de dias negros, o corvo das más notícias, a coveira do amor. Adele encanta, porque é sem vergonha. Ela sofre, ela chora, ela se descabela, ela pede para voltar, ela diz que a vida acabou. Adele consegue traduzir com exatidão todos os sentimentos que pipocam após o término de um relacionamento: tristeza, mágoa, raiva, frustração, desesperança, infelicidade e por aí vai... Qualquer música de Adele, vejam bem, QUALQUER música, versará, de uma forma ou de outra, sobre aquele/aquela filho de uma jumenta que te deixou na merda completa. Escutar Adele é, com certeza, poupar o tempo de traduzir em palavras os dias negros que o fim de seu relacionamento trouxe.


2. Dido - White flag. Dido não tem a melhor voz do mundo. Vocalmente, ela nunca irá surpreender você. Não há agudos, não há vibratos, não há variações de tom, mas há muita tristeza e lamentação. Nessa música, há o amor que ficou depois do cretino ou cretina ter lascado sua vida. É uma canção sobre a capacidade de um cara-de-pau, depois de ter estragado tudo, chegar até você e dizer que ainda te ama. Veja bem, se você é a vítima indefesa, a música não serve para você, mas, se você é a pessoa que bagunçou tudo e está arrependida do que fez, pode escutar à vontade e se lamentar pelo dia em que nasceu e se tornou um completo inepto para relacionamento e as coisas do amor. E pode ter a certeza de que teu ex realmente deseja que você "afunde com esse navio".


3. Abba - The winner takes it all. Quando as primeiras notas do piano começam a tocar, você já sente vontade de pular da ponte. "The winner takes it all" versa sobre o jogo do amor. Como toda competição, há vencedores e perdedores. Essa música, é óbvio, é cantada por um infeliz perdedor que, certamente, não estará na próxima temporada de Glee. Não se trata, porém, de um bad loser. O cidadão ou cidadã admite a derrota, aceita o fim, veste a capa da vergonha e humilhação, curva-se ante o fato consumado do fim. É uma música para ser cantada quando sua auto-estima não vale R$ 2,00 no mercado de pulgas ou na liquidação de garagem.


4. Jacques Brel - Ne me quitte pas. "Ne me quitte pas" é o fim. É o último suspiro do moribundo, é a porta dos desesperados, é o discurso do advogado da CNBB durante a sessão do STF sobre o reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo, é o último "continue" do jogo de vídeo game. É, enfim, a última tentativa do infeliz que está prestes a perder o amor de sua vida. Tais constatações são patentes, porque a pessoa promete mundos e fundos para a amada que se vai pela porta da frente, certamente levando até as panelas da casa. Não sei vocês, mas consigo imaginar o sujeito agarrado à barra da saia da amada, repetindo abobada e desesperadamente "ne me quitte pas", enquanto, indiferente, a cretina vai embora.


--------------------------------------------------------------------------------------

Aguardem a próxima postagem com as seis últimas canções que farão os desprezados cortarem os pulsos.

15 comentários:

FOXX disse...

não sei se feliz ou infelizmente, nunca precisei desse tipo de música...

RLCA disse...

Muito bom, Moses!

Rubens disse...

Falta o repertório dos anos 80!

Rubens disse...

Falta o repertório dos anos 80!

minhas coisinhas disse...

Moisés, vc a cada dia me surpreende.É de uma inteligência ímpar.Tenho uma imensa admiração por vc, meu filho!

Ygor disse...

Sugestāo para a parte II: http://www.youtube.com/watch?v=VQGYllp5hLI

Bob disse...

Você não rói em português?

Bob disse...

E pra engrossar o caldo, e fermentar mais ainda seu id, também deixo uma sugestão: http://www.youtube.com/watch?v=r-CFpVsrbLc

Edson Vasconcelos disse...

Boa, Moisas!

Roger disse...

There will be no white fag above my head!

Daisy Soares disse...

Para os roedores mais ignorantes de línguas estrangeiras, como eu por exemplo(rs), vc bem que poderia colocar a tradução. rs

Daisy Soares disse...

Ah! Já ia esquecendo de fazer o comentário... Achei simplesmente divino todas as palavras que vc descreve a pessoa no fim de seus relacionamentos. Perfeito! Sabe que eu quase que já me senti assim () kkkkk. Mas graças a Deus sai ilesa e a minha integridade moral, em nada foi abalada. kkkkk. Muito bom isso, meu querido e sempre.

Phillipe disse...

Gente, precisei vir aqui comentar. Achei sensacional o texto, sua descrição é maravilhosa. Fim de relacionamento é barra pesada e músicas como essas realmente tocam na ferida, esgotando as lágrimas de qualquer um! :(

Anônimo disse...

divinas essas sugestões! vou ouvir todas... e pra deixar uma sugestão de boa e pá: 'onde anda meu amor'-Léo Magalhães!
é aquele brega bregoso msm q só o toque já dá vontade de chorar kk n só léo magalhães canta essa música, existem outras versões ;)

Anônimo disse...

pode ter certeza q vou ouvir essas sugestões u.u!! e quero deixar uma sugestão: Muitas das musicas de jorge e mateus definem sua situação de deprê! cesar menoti e fabiano...
sempre ouço jorge e mateus, estando ou n na deprê profunda